Autoconhecimento e trabalho significativo


Conforme havia comentado na postagem “Preparando um líder para a Diversidade”, durante as próximas semanas iremos detalhar as competências socioemocionais e como são importantes também no ambiente de trabalho.

A primeira competência, que considero a mais complexa de ser alcançada, é a compreensão das próprias emoções e autocontrole. A dificuldade de conquistar essa competência é conseguir compreender e lidar com o nosso mundo interior. Embora essa tarefa sempre tenha demandado muita dedicação, em um mundo como o atual, onde existe uma quantidade enorme de estímulos e distrações externas, prestar atenção a si mesmo, ao que provoca suas emoções, parece ser quase impossível.

Apesar dessa dificuldade, olhar para dentro e perceber seu funcionamento interno, isto é, o que te provoca felicidade, tristeza, quais são seus principais medos e frustrações, formam a base para gerenciar essas emoções e se relacionar com o mundo ao redor. Mesmo para encontrar o seu caminho profissional, para buscar a felicidade no que escolheu, deve haver harmonia com os nossos valores, com o que importa para nós. Somente assim seremos motivados internamente e estaremos prontos a superarmos nossos limites.

Em todo esse processo, a capacidade de direcionarmos a nossa atenção é vital. Essa capacidade é chamada de controle cognitivo e está no centro do sucesso em diversas tarefas que executamos no dia-a-dia. Não fique decepcionado se você tem dificuldade em focar sua atenção. Essa dificuldade é muito comum e existem diversos exercícios que podem ajudar. Primeiro é preciso entender que 98% das pessoas não são multitarefa, isto é, o cérebro só consegue processar uma tarefa por vez. Então, dedique algum tempo para observar como você funciona, anotando as suas reações e o que provocou cada uma delas. Preste atenção em você mesmo! E tente fazer isso sem preconceitos ou mentiras, ok? Semana que vem falamos mais sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas